Nossos Patronos Intelectuais e  Espirituais

0
841

Santana do Livramento, cidade fronteiriça do estado do Rio Grande do Sul com a cidade de Rivera  no Uruguai, onde o nosso amigo Júlio Reinecken,  diretor deste  site,  manteve  o portal Fronteira da Paz por mais de 15 anos, é terra natal de muitos homens e mulheres de talento.

Mas eu hoje quero  registrar, segundo o Dicionário Bibliográfico de Pedro Vilas-Boas, os nomes de algumas  personalidades  ilustres de Sant’Ana do Livramento,  um poeta  e duas  poetisas  que deixaram  marcas indeléveis   de sua passagem  em  nossa comunidade.

São eles pela  ordem cronológica de suas datas de nascimento:

  • Gildásio  Andrade de Oliveira, nascido em 1904 em Sant’Ana do Livramento.  Era dentista, cronista, poeta e jornalista.  Foi diretor do jornal literário Berenguenden  e membro  fundador da Academia  Internacional de Letras de Livramento e Rivera  na  década  de  60.  O Dr. Gildásio era irmão do médico  Antonio Andrade de Oliveira, que erradicou a tuberculose em nossa fronteira na década de 50.
  • Elohá de Oliveira Puggina, poetisa, nascida em Santana do Livramento, no dia 06 de setembro de 1915.   D. Elohá de Oliveira Puggina ou Alma Doris, que era o seu pseudônimo, deixou-nos  uma vasta e apreciada  obra poética e literária.  Entre seus livros publicados temos  Aspiração, de poesias,  editado pela Livraria Globo de Porto Alegre  em  1940.  Ultima Seara, poesias,  105 páginas, publicado em 1986.  A Noite Me Inventa, em prosa e verso, 1986.  Um terceiro livro, publicado em 1993, é A Primavera Floresce no Inverno, que não constou no dicionário bibliográfico acima referido por ser posterior à data de sua  edição em 1991.  Segundo pessoas que a conheceram, entre as quais minha irmã Elcira que era  leitora de seus livros, declamadora  de suas poesias e sua  admiradora,  D. Elohá  foi,  além de extraordinária poetisa,  uma  admirável  pianista.
  • Ivone  Arguimbau  Pereira   poetisa  santanense  que escrevia poemas bilíngües  em português e espanhol  e que,  juntamente com  Alma Doris, é uma das patronas de nossa Academia Santanense de Letras.    Ivone  Arguimbau  Pereira  nasceu em Sant’Ana do Livramento no dia 11 de novembro de 1916 e faleceu ainda jovem , aos 29 anos, em 8 de novembro de 1945.  Apesar  de ser uma poetisa admirável,  publicou apenas um livro, chamado Céu Interior, cujos poemas são até hoje muito lidos, apreciados, recitados e  aplaudidos   em   nossos  saraus  literários de  Santana e Rivera.

Estas  pessoas,   imortalizadas  através de suas obras e do seu legado cultural, e de cuja memória  nos orgulhamos, hoje  são lembradas, citadas  e homenageadas  em nossas escolas, academias literárias  e universidades  como nossos   patronos intelectuais e  espirituais.

DEIXE UMA RESPOSTA