Delegações do Brasil e do mundo buscam inspiração em Curitiba

0
686
Delegações do Brasil e do mundo buscam inspiração em Curitiba. No primeiro semestre a cidade recebeu 751 visitantes de 22 grupos internacionais e 12 brasileiros interessados no planejamento e gestão urbana. -Na imagem, visita de comitiva de Angola. Foto:Ari Dias/IPPUC

O processo de desenvolvimento urbano de Curitiba se mantém como referência para o Brasil e o Exterior. Delegações do mundo inteiro e de vários estados brasileiros chegam a cada semana no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippuc) na busca de informações e inspiração para replicar projetos de êxito em suas cidades e regiões. No semestre, 34 delegações entre nacionais e estrangeiras num total de 751 pessoas, entre autoridades eleitas, técnicos, professores e acadêmicos vieram conhecer a história do planejamento urbano de Curitiba.

Nos primeiros seis meses deste ano, 22 grupos do Exterior e 12 do Brasil estiveram no Ippuc. “Quem vem de fora do país busca informações sobre desenvolvimento sustentável com foco nos projetos da Rede Integrada de Transporte, parques públicos, entre outros”, explica Priscila Tiboni, da Assessoria de Relações Externas (Arex) do instituto.

Entre as 22 delegações estrangeiras que visitaram a cidade com passagem pelo Ippuc estiveram representantes dos Estados Unidos, das cidades de Orlando (Flórida), Columbus (Ohio); Universidade de Stocktown (New Jersey); Baltimore (Maryland) e Chicago (Illinois) e de diversas cidades do Canadá, como parte das delegações do continente Norteamericano. Da Oceania vieram representantes da cidade de Wellington, no Sul da Austrália. Da África estiveram no Ippuc autoridades de Angola (Luanda); da Europa visitaram o Ippuc técnicos da Holanda (Enschede) e Irlanda (Belfast) e da Ásia grupos de Seul e Gyeonggi, na Coréia do Sul. Dos vizinhos sulamericanos estiveram por aqui representantes do Chile (Iquique), Colômbia (Bogotá) e Equador (Cuenca) e da América Central vieram técnicos de Manágua, capital da Nicarágua. Representando o Oriente Médio veio uma comitiva do Qatar.

Segundo Daniele Coutinho Moraes, também da equipe da Arex, os representantes das delegações brasileiras buscam, principalmente, dados de como estruturar órgãos de planejamento nas suas cidades de origem e detalhes sobre Plano Diretor e a legislação urbana. Entre as delegações nacionais visitaram o Ippuc representantes das cidades de Salvador e Vitória da Conquista (Bahia), Florianópolis (Santa Catarina); Sinop (Mato Grosso); Governador Valadares (Minas Gerais); Canindé e Campinas (São Paulo).

 

DEIXE UMA RESPOSTA