Cooperativa com sede em Curitiba vai doar energia a escolas e unidades de saúde

0
164
O atual momento de crise para toda a sociedade tem levado muitos a procurarem manifestar solidariedade, mesmo tendo de enfrentar seus próprios desafios. Como medida para o enfrentamento das consequências causadas pelo Covid-19, uma cooperativa de energia com sede em Curitiba anunciou a doação de três meses de conta de energia para escolas e unidades de saúde no interior do estado. A Cogecom vai fazer a doação a Carambeí, cidade onde tem uma de suas usinas instaladas.
Com centenas de cooperados na região de Curitiba, a cooperativa está avançando nas operações na região dos Campos Gerais, com destaque para cidades como Ponta Grossa, Carambeí e Castro. Empresários que tenham interesse em economizar e em adotar uma atitude mais sustentável, podem incluir seus empreendimentos na cooperativa. Alguns dos cooperados são restaurantes como Babilônia, Bobardí e Terra Madre, lanchonetes da rede Subway, unidades dos Postos Pellanda, o Hotel Radisson e o Grupo Marista. 
Como funciona?
A cooperativa faz a gestão da produção de energia em mini usinas e o rateio do excedente produzido. Também conduz interfaces com os órgãos competentes, assegurando o processo e o cooperado. Toda energia gerada é injetada na rede da concessionária, no caso do Paraná, a Copel. Essa energia é revertida em créditos que são abatidos no valor da fatura das empresas integrantes da cooperativa.
Criada há dois anos no Paraná, a Cogecom é pioneira no Brasil nesse modelo de cooperativa de geração de energia e já tem mais de 1 mil cooperados. Em dezembro de 2019, a iniciativa passou a ter abrangência em Santa Catarina.
Responsabilidade social
Além de promover sustentabilidade e consumo de energia de maneira mais econômica, a Cogecom também aposta na educação. O projeto Cogecom Endurance estimula as novas gerações a se desenvolverem em diversas áreas, com participação em oficinas nas instituições parceiras, onde aprendem sobre empreendedorismo, cidadania, gestão da emoção e diversos outros aprendizados que a escola tradicional não traz.
A equipe da Cogecom está à disposição para fornecer mais detalhes e conceder entrevistas.

DEIXE UMA RESPOSTA