Curitiba atualiza número de casos do novo coronavírus

0
881
Coronavirus

Curitiba registra mais dois novos casos de coronavírus em moradores do município. Os dois casos foram confirmados por um laboratório particular da capital paranaense, referenciado pelo Ministério da Saúde.

Os pacientes foram infectados, possivelmente, durante viagens para São Paulo e Rio de Janeiro, locais com registro de transmissão comunitária do novo coronavírus, segundo o Ministério da Saúde.

Com os dois novos registros, sobe para sete o número de casos confirmados na capital paranaense. Cinco casos já haviam sido confirmados na última semana pelo Laboratório Central de Estado do Paraná (Lacen-PR), em relação a pacientes com histórico de viagem ao exterior.

Em todos os casos, os pacientes apresentaram sintomas leves de infecções respiratórias. Todos passam bem e foram orientados a seguir isolamento domiciliar voluntário por 14 dias, sendo acompanhados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A equipe de Epidemiologia da secretaria monoitora outros possíveis contatos, por precaução.

Além dos casos confirmados, Curitiba ainda investiga 43 suspeitos e já descartou outros 45 casos de pacientes residentes em capital.

Novas medidas

Somando os esforços de preparação para a epidemia do novo coronavírus na capital paranaense, a Prefeitura de Curitiba publicou o decreto 407, na última sexta-feira (13/3), que dispõe sobre as regras para a requisição de bens e serviços de assistência à saúde. O decreto leva em consideração a declaração de emergência de saúde pública de importância nacional.

Com o decreto, caso a disponibilidade seja insuficiente para a demanda na rede municipal de saúde, a SMS poderá requisitar da iniciativa privada a qualquer tempo: leitos hospitalares, insumos, produtos, equipamentos, medicamentos, equipamentos de proteção individual (EPIs) e outros bens para a manutenção da vida, para a cobertura assistencial da população com risco de morte ou sofrimento intenso em decorrência de infecção pelo novo coronavírus. O decreto prevê a garantia de pagamento posterior de indenização justa.

O texto também permite, caso necessário, a suspensão de procedimentos eletivos, em razão de atendimento de urgência pelo coronavírus.

Além deste decreto, na última sexta-feira, a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba também trouxe novas orientações à população:

– Isolamento domiciliar de sete dias para todas as pessoas que retornem de viagem do exterior, mesmo que não apresentem sintomas.

– Isolamento domiciliar de 14 dias para todas as pessoas que retornem de viagem para o exterior e apresentem febre associada a um dos sintomas respiratórios (tosse, coriza, dor de garganta ou dificuldade para respirar).

– Proibição de visitas hospitalares a pacientes internados. Somente serão admitidos os acompanhantes.

– Cancelamento ou adiamento de eventos de massa (principalmente aqueles a partir de 500 pessoas). Em caso de dúvida, os organizadores devem ligar para (41) 3350-9000.

“O tamanho da epidemia será do tamanho da solidariedade de cada curitibano. Se cada um nos ajudar, teremos menos casos, menos transmissão. Quem veio do exterior, fique em casa”, orientou a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak.

DEIXE UMA RESPOSTA