Enamorados do Samba é a escola campeã

0
994

A escola Enamorados do Samba, a mais nova agremiação carnavalesca de Curitiba, com apenas três anos de existência, conquistou o título de campeã do Carnaval 2020. Numa disputada apertada, ela venceu a campeã de 2019, a Mocidade Azul, que este ano ficou em segundo lugar. O terceiro lugar foi para a Acadêmicos da Realeza.

Em último lugar no Grupo Especial, depois da Imperatriz da Liberdade, a Embaixadores da Alegria voltou para o Grupo de Acesso, que teve como campeã desta vez a Escola de Samba Internautas. A Internautas, que levou para avenida um enredo com referências às tradições mexicanas e ao Dia de los Muertos, desfila no próximo ano no Grupo Especial.

Com 575 componentes, a Enamorados brilhou na avenida com fantasias e alegorias caprichadas, e um samba enredo contagiante que homenageou os 60 anos do Mercado Municipal e também exaltou a história e a formação étnica de Curitiba, dos povos originários à influência dos europeus. O desfile primoroso garantiu à escola 178,8 pontos na apuração, contra 178,7 pontos da vice-campeã.

“Esse título é fruto da nossa união”, declarou a presidente da Enamorados do Samba, Marise Fernandes, que fundou a escola junto com Marlene Monte Carmelo, uma das homenageadas deste carnaval.

Marlene faleceu recentemente, depois de dedicar mais de 60 anos às comunidades carnavalescas de Curitiba. O título coroa o grande trabalho dessa carnavalesca. “Começamos com essa ideia de montar uma nova escola e acabamos formando uma família gigante”, disse Marise.

Harmonia

A apuração das notas do concurso das escolas de samba encerra a programação oficial do Carnaval de Curitiba 2020.

“No meu coração de prefeito, todas as escolas são campeãs. Semearam alegria, congregaram comunidades, com sua harmonia e cultura combateram a amargura. São símbolos da resistência cultural do povo do samba”, afirmou o prefeito de Rafael Greca em sua página no Facebook, logo após a divulgação do resultado.

A presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, destacou a harmonia e a organização que reinaram em todos os eventos oficiais – os dois desfiles na Avenida Marechal Deodoro, a Marcha Zombie Walk, e nos demais eventos culturais que aconteceram no Memorial de Curitiba, nas Ruínas de São Francisco e no Passeio Público, onde as famílias puderam se divertir e aproveitar o carnaval.

“Parabenizo todas as escolas de samba, em especial as vencedoras Enamorados do Samba e Internautas, pelo lindo desfile na Marechal Deodoro. A cada ano, o Carnaval de Curitiba tem sido melhor. Os carnavalescos estão trabalhando muito para apresentar ao público curitibano um grande espetáculo”, disse Ana Cristina.

DEIXE UMA RESPOSTA