Iluminação cênica valoriza arquitetura histórica e monumentos da cidade

0
1855

Detalhes arquitetônicos de igrejas históricas, painéis artísticos e monumentos culturais de Curitiba podem ser apreciados também à noite. A iluminação cênica em tecnologia LED implantada pela Prefeitura tem deixado a cidade mais charmosa e valorizado os espaços tanto na área central como nos bairros.

Mais de 20 construções e monumentos nos bairros da Regional Matriz receberam iluminação cênica nos últimos dois anos e meio. A iluminação cênica também integra as ações do Rosto da Cidade, projeto de revitalização da área central.

“O trabalho é na cidade toda, mas na região central temos o setor histórico, onde se concentra a maior parte do patrimônio”, fala o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues.  

No Largo da Ordem, quem circula à noite pode notar um jogo de luz e sombra que destaca aspectos da arquitetura das igrejas da Ordem, do Rosário e Presbiteriana.

No mesmo eixo, as históricas Casa Romário Martins e Casa Hofmann também receberam luz cênica. A Catedral Basílica, na Praça Tiradentes, também teve detalhes neogóticos valorizados pela iluminação artística.

Uma luz para cada arquitetura

A iluminação cênica nunca segue um padrão, como na viária. Cada edificação, monumento e espaço da cidade é estudado e recebe um projeto luminotécnico específico.

“Um prédio histórico é diferente de um monumento moderno, então, além do detalhe técnico da iluminação tem o artístico que precisa ser avaliado para escolha do tipo de luz, da temperatura de cores, explica Tony Malheiros, diretor de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas.

Para Malheiros, além de embelezar a cidade e destacar seus marcos, a iluminação cênica ajuda a atrair mais pessoas para circular nas ruas. “Indiretamente é um investimento em turismo, em segurança”, diz.

Atualmente a Prefeitura trabalha na nova iluminação cênica do Jardim Botânico. Em fase de projeto a nova Usina do Parque Parque Barigui, o Belvedere e as Ruínas São Francisco, a Praça e Casa do Expedicionário, no Alto da XV.

Arquitetura e monumentos que receberam iluminação cênica na Regional Matriz

1. Pagode Praça do Japão
2. Praça Rio Iguaçu – Painel
3. Confúcio – Largo da China
4. Largo Tomie Ohtake – Praça do Japão
5. Catedral – Praça Tiradentes
6. Capela Santa Maria
7. Largo da Ordem – Igreja da Ordem, Igreja do Rosário, Igreja Presbiteriana, Casa Romário Martins, Casa Hofmann
8. Homem nu e mulher nua – Praça 19 de Dezembro
9. Asilo São Vicente – Painel
10. Paço da Liberdade
11. As mocinhas da cidade – fonte
12. Memorial Árabe
13. Portais do Passeio Público
14. Praça das Nações – Bandeira
15. Travessa Nestor de Castro – painéis
16. UFPR – Prédio histórico
17. Praça Eufrásio Correa – Fonte e homem
18. Praça 29 de março

DEIXE UMA RESPOSTA