Ôda e Instituto Campana promovem workshop sobre fibras naturais em Santa Felicidade

0
840

Iniciativa dá continuidade ao projeto Mãos em Ação e tem como propósito o resgate e a valorização dessa herança cultural

Curitiba, agosto de 2018 – Dando continuidade ao projeto Mãos em Ação, que trouxe para Curitiba produtos desenvolvidos por projetos sociais chancelados pelo Instituto Campana, a Ôda Design Club volta-se agora para o resgate e a valorização de um importante patrimônio da cultura local: o trabalho manual com fibras naturais.

O desdobramento do projeto é uma união de desejos. Quando esteve em Curitiba para lançar o Mãos em Ação, Humberto Campana, um dos mais reconhecidos designers do mundo e entusiasta das culturas regionais, revelou interesse pelo trabalho produzido pelos artesãos de Santa Felicidade. Do seu lado, a Ôda tem como missão curar e valorizar o design local, num trabalho que tem revelado para Curitiba e para o Brasil designers e artistas de extremo talento.  

Com a produção de Consuelo Cornelsen, o projeto Mãos em Ação foi em busca de artesãos que ainda trabalham com as fibras naturais na localidade onde os imigrantes italianos se estabeleceram com o artesanato em vime, junco e outras fibras. Chegou até a família Túlio (Móveis Túlio), que começou o artesanato em cestaria em 1946 com o patriarca Natalino. Durante todas essas décadas, a família viveu os tempos áureos do comércio dos produtos artesanais – a fábrica chegou a ter cem funcionários! Hoje, além da terceira geração da família, apenas um funcionário ajuda a manter a produção das peças em fibras naturais. Ainda assim, a atmosfera é de extremo amor pela técnica e pela arte ao trabalho manual, uma herança cultural passada de geração para geração.

Este mês, o projeto Mãos em Ação promoveu um workshop com Humberto Campana em Santa Felicidade para um pequeno grupo arquitetos, artistas e designers tendo a matéria-prima local como ponto de partida. O workshop proporcionou aos envolvidos a experiência de se relacionarem com o universo das fibras naturais e técnicas que esses artesãos imprimem no trabalho diário. Ticiana Martinez, da Ôda, conta que a atividade teve um caráter totalmente intuitivo. “A proposta do Humberto foi do aprendizado orgânico, no qual os convidados iam entendendo as possibilidades e negativas do material através da experimentação.”

O resultado do workshop será exposto em breve na Ôda Design Club. Mas os frutos vão além: alguns participantes estudam incluir em suas linhas comerciais detalhes e produtos em fibras naturais, perpetuando assim essa riqueza única, tão presente em nossa memória afetiva.

Sobre o Instituto Campana

Fundado em 2009 pelos irmãos Fernando e Humberto Campana, o objetivo central do Instituto Campana é a transformação da sociedade através do design. A Associação Civil de direito privado sem fins lucrativos realiza esse objetivo por meio de parcerias e acordos de cooperação com instituições estrangeiras e nacionais, empresas, organizações e entidades públicas e privadas. As ações do Instituto estão organizados em duas áreas principais de trabalho: primeiro, o resgate de técnicas artesanais – que engloba tanto as habilidades artesanais tradicionais em vias de desaparecimento, como os conceitos artísticos e as técnicas desenvolvidos pelos Irmãos Campana, que compõem os arquivos que o Instituto gerencia e conserva para as gerações futuras; e, em segundo lugar, o desenvolvimento da inclusão social e da educação como meio de melhorar a vida das pessoas – através da criação de programas educativos de arte e design, juntamente com palestras e exposições do acervo do Instituto, bem como de outras partes. www.institutocampana.org.br

Sobre a Ôda Design Club

Inaugurada em setembro de 2016, a Ôda Design Club introduziu em Curitiba o conceito de curadoria de design autoral ao identificar e até mesmo lançar marcas de artistas e designers locais que tinham pouco ou nenhum espaço para expor e vender seus produtos. Paralelamente, os olhos da empresaria Ticiana Martinez estão sempre voltados para o novo, no garimpo de objetos contemporâneos e originais estejam eles em que canto do Brasil estiverem. Esse mix de intenções tornou o charmoso espaço com um “quê” industrial parada obrigatória na rua Prudente de Moraes, Curitiba. Ôda Design Club – Rua Prudente de Moraes, 1.239.

DEIXE UMA RESPOSTA