Greca recebe homenagem do Exército por serviços prestados à 5ª Região Militar

0
808
A Praça Rui Barbosa, é o palco das comemorações pelo Dia do Soldado. Na cerimônia de abertura das atividades, o prefeito Rafael Greca foi homenageado com o diploma de Amigo da Região, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à 5ª Região Militar. Curitiba, 24/08/2018 - Foto: Valdecir Galor/SMCS

A Praça Rui Barbosa, no Centro de Curitiba, é o palco das comemorações pelo Dia do Soldado até este sábado (25/8). Na cerimônia de abertura das atividades, nesta sexta-feira (24/8), o prefeito Rafael Greca foi homenageado com o diploma de Amigo da Região, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à 5ª Região Militar.

A homenagem foi entregue pelo General de Brigada Aléssio Oliveira da Silva, comandante da 5ª Região Militar. “É uma alegria ver o velho quartel dessa praça receber a memória dos que aqui serviram. Nesse mesmo lugar, onde em 1880, Dom Pedro II recebeu as honras militares quando aqui esteve para inauguração da Santa Casa, aqui em frente”, disse Greca. “O Exército é o povo fardado, e rendemos a essas moças e rapazes uma carinhosa homenagem”, definiu.

O prefeito recebeu uma estatueta do General Gomes Carneiro, que lutou na Batalha dos Herois da Lapa, que é o patrono da 5ª Região. “O Brasil e os brasileiros serão sempre a nossa servidão”, disse o General Aléssio Oliveira da Silva.

Esta é a primeira vez que as homenagens e as comemorações ao Dia do Soldado (25/8) são feitas na Praça Rui Barbosa. Os eventos acontecem das 9h às 17h.

Por iniciativa do comandante Aléssio, com o apoio do prefeito Rafael Greca, as homenagens pelo Dia do Soldado, antes realizadas no Pinheirinho, são feitas pela primeira vez na Praça Rui Barbosa, para ampliar a interação com o público. A organização conta com o suporte da Prefeitura com a estrutura de esporte e de lazer e do Programa Linhas do Conhecimento, montadas para atender às crianças e demais visitantes.

Na praça, que já foi sede do Comando da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão do Exército, estão expostos veículos militares, equipamentos e demonstrações de cães treinados pelo Exército. A estrutura atrai a atenção de adultos e principalmente das crianças, que podem participar das atividades.

Grito de Independência

Durante a solenidade, em frente à Rua da Cidadania da Matriz, foi feito hasteamento da Bandeira Nacional, desfile de tropas e abertura de uma exposição alusiva à data, comemorada anualmente no dia 25 de agosto, em referência ao nascimento de Luís Alves de Lima e Silva “Duque de Caxias”, Patrono do Exército Brasileiro.

Após as homenagens, o prefeito Rafael Greca levou um grupo de crianças das escolas municipais Vila Torres, Noely Simone de Ávila. Batel, Mirazinha Braga, Dom Manuel da Silveira D’elboux e Professor Brandão para ver a simulação do Grito de Independência.  

Também participaram das celebrações o Comandante da 10ª Artilharia Divisionária da 5ª Região, General Rodrigo Pereira Vergara; o vice-prefeito, Eduardo Pimentel; o administrador da Regional Matriz, Dirceu de Matos, a reitora em exercício da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Vanessa Ishikawa Rasoto, além de autoridades civis e militares.


Atrações na Praça Rui Barbosa

Exposição de viaturas militares, blindados, cães adestrados, oficinas de montagem e desmontagem de equipamentos, etc.

Apresentação de teatro – Mostra Novos Repertórios – Escrevendo Histórias.

Esgrima, brinquedos e Linhas do Conhecimento.

Exposição Curitiba Sustentável, na Rua da Cidadania da Matriz.

DEIXE UMA RESPOSTA