Capela Santa Maria recebe 40 grupos da cidade na 3ª Semana de Canto Coral

0
812
Capela Santa Maria recebe 40 corais da cidade na 3ª Semana de Canto Coral. Foto: Divulgação

Essa semana será dedicada ao Canto Coral na Capela Santa Maria. São palestras, oficinas, lançamento de CD e 40 coros fazendo concertos diários gratuitos até domingo (24/6). Promovida pelo Coro da Camerata Antiqua de Curitiba, com direção geral de Mara Campos, a 3ª Semana de Canto Coral Henrique de Curitiba começa nesta terça-feira (19/6), com intensa programação e homenageando o compositor convidado, Edmundo Villani-Côrtes.

A abertura será nessa terça-feira (19/6), às 20h, com a apresentação do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba, Nosso Canto das Regionais Cajuru e Tatuquara, Illvminata, coros infanto-juvenil do Projeto MusicaR das Regionais Boqueirão e Bairro Novo, Ottava Bassa e Vocal Brasileirão. 

A agência de notícias da Prefeitura Municipal de Curitiba informa destaca, também, que Por dia, a Semana conta com cerca de seis coros, unindo a música vocal de diversas vertentes na sede da Camerata Antiqua de Curitiba. “Fico muito feliz que o grupo, um símbolo da cidade de Curitiba, está sendo o anfitrião desses coros. É fantástica uma união com essa abrangência contar com um corpo de profissionais tão representativos”, afirma Janete Andrade, coordenadora de música da Fundação Cultural de Curitiba. 

Para essa edição foi ampliado o número de grupos corais convidados e professores de oficinas. Mara Campos explica que o que se espera é fortalecer o diálogo com a comunidade. “O encontro dessa envergadura não é só uma vitrine, mas propõe discussão e reflexões sobre o aspecto pedagógico e a formação do coralista através da prática de canto coral”, continua a diretora.

“Várias temáticas serão abrangidas. Não só as técnicas de ensaio, vocal e montagem de repertório, mas também será discutido o canto coral como um grande suporte, ferramenta importante para o cidadão ser inserido de uma forma expressiva e atuante na sociedade”, diz Mara.

Coros infantis

O diferencial esse ano é a programação especial para as crianças. Nas tardes do fim de semana, coros infantis e infanto-juvenis se apresentam com horários próprios, com a intenção de fomentar a troca de informações entre os mais novos.

“O mais importante é que a criança se aproxime da música de uma maneira democrática, inclusiva e que ampliem cada vez mais seu conhecimento musical. Crianças assistirem crianças é uma experiência estimulante, porque eles vão poder também conhecer outros repertórios”, argumenta Ângela Sasse, coordenadora do Projeto MusicaR. 

Destaques

São destaques ainda na programação uma palestra, no sábado (23/6), com o compositor homenageado, Edmundo Villani-Côrtes, com o tema Música Coral; e o lançamento do álbum Acordes Poéticos, do Coral Collegium Cantorum, na quarta-feira (20/6).

“É tanta coisa para comemorar”, ressalta ainda Janete. “Uma felicidade em ter a Mara Campos, uma das maestrinas mais emblemáticas do país, que entende tanto sobre o fazer artístico estar conduzindo essa produção. Temos que celebrar e aproveitar toda a programação gratuita que a cidade está nos fornecendo”, conclui Janete Andrade. 
 

VEJA TODA A PROGRAMAÇÃO NO LINK 

http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/pub/file/Programacao_Canto%20Coral.pdf


Serviço: 3ª Semana de Canto Coral Henrique de Curitiba
Apresenta concertos didáticos, oficinas e palestras
Datas: 19 a 24 de Junho de 2018 
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural (Conselheiro Laurindo, 273)

Participação de 40 Coros convidados nas modalidades infantil, juvenil e adulto 
Homenagem ao compositor Edmundo Villani- Côrtes (MG, 1930) 
Direção Artística: Mara Campos (SP)
 


CONCERTOS (Entrada franca)
19, 20, 21, 22 de junho às 20h 
23 e 24 de junho às 14h e 18h30 
Capela Santa Maria Espaço Cultural
 


LANÇAMENTO DO CD ACORDES POÉTICOS 
Collegium Cantorum – Regência de Helma Haller (PR)
20 de junho, 19h 
Capela Santa Maria Espaço Cultural 


PALESTRA (Entrada franca) 
Edmundo Villani-Côrtes – Compositor
Tema: Uma conversa sobre a Música Coral 23 de junho, 16h30 -18h 
Capela Santa Maria Espaço Cultural

DEIXE UMA RESPOSTA