Procissão de Corpus Christi leva fé à Avenida Cândido de Abreu

0
1636
Procissão de Corpus Christi, no Centro Cívico. Curitiba, 31/05/2018. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Uma missa na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz Dos Pinhais, seguida de procissão até a Praça Nossa Senhora de Salete, na tarde desta quinta-feira (31/5), marcou as comemorações de Corpus Christi em Curitiba.

A festa levou mais de 100 mil pessoas às ruas. Além dos votos, elas puderam admirar a beleza dos tapetes coloridos feitos por fieis, uma tradição da data. Em frente à Prefeitura, os participantes da procissão foram recebidos pelo prefeito Rafael Greca e pela primeira-dama, Margarita Sansone, acompanhados da governadora Cida Borghetti e do deputado federal Ricardo Barros.

“Fico emocionado em poder apoiar essa festa, pela primeira vez no calendário oficial da cidade, com a Fundação Cultural de Curitiba”, disse Greca. A Lei 15.219/2018, que inseriu a data no calendário de Curitiba, foi proposta por um grupo de vereadores e sancionada pelo prefeito nesta quarta-feira (30/5).

Greca lembrou que há muito tempo a data é celebrada em Curitiba. A primeira procissão aconteceu em 1721, por iniciativa de Ouvidor Pardinho e do primeiro padre da Catedral.

Ação solidária

O Corpus Christi 2018 também teve uma ação solidária para arrecadar agasalhos e alimentos. A iniciativa tem base na Campanha da Fraternidade 2018 – Fraternidade e Superação da Violência.

Estas ações e o apoio dos católicos ao trabalho social da Prefeitura foram destacados pelo prefeito e pela primeira-dama. “Eles nos ajudam na alimentação, conforto, orações, palavras a quem está caído Corpus Christinas ruas e isso nos sustenta e agrada ao Senhor. Assim temos a certeza de que esse trabalho pode continuar e ficar ainda maior”, disse Margarita.

O ônibus do Expresso Solidariedade, da Fundação de Ação Social, que recebe apoio de grupos religiosos para levar alimento e acolhimento à população em situação de rua, foi decorado com um rosário pelo motorista Elias dos Santos, que mereceu menção do prefeito, assim como a equipe da FAS.

Celebração

As festividades deste ano tiveram início já na noite de quarta-feira, reunindo os fiéis para vigília, momentos de adoração e apresentações artísticas.

Nesta quinta, na Praça Tiradentes, teve animação com o Ministério Evangelizar é Preciso e o padre Reginaldo Manzotti, seguida por missa celebrada pelo arcebispo, dom José Antônio Peruzzo. O Corpus Christi é sempre realizado na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade – 60 dias depois da Páscoa. 

Presenças

Com o prefeito, participaram os vereadores Dona Lourdes, Mauro Ignácio e Geovane Fernandes – os três fazem parte do grupo que propôs a lei de inclusão do Corpus Christi no calendário oficial da cidade. Estiveram presentes, ainda, a secretária da Educação, Maria Silvia Bacila, e a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro.

DEIXE UMA RESPOSTA