Vale do Pinhão terá espaço sustentável e de realidade virtual no Smart City Expo

0
741

Coração do Smart City Expo Curitiba 2018, evento de cidades inteligentes que ocorre na capital nos dias 28 de fevereiro e 1º de março, o espaço Smart Plaza Vale do Pinhão será inovador tanto na programação como na estrutura. Quem visitar o ambiente de 200 metros quadrados, uma espécie de praça idealizada pela Prefeitura para mostrar o ecossistema de inovação da capital, será surpreendido com mobiliário sustentável, realidade virtual e iniciativas pioneiras da gestão municipal e de empreendedores voltados à Nova Economia.

Interligando as áreas de exposição e de congresso do evento, que ocorrerá no Expo Renault Barigui, o Smart Plaza Vale do Pinhão terá 55 palestras e pitches (apresentação de cinco minutos), além de dez expositores voltados à inovação, com a participação de startups, aceleradoras, empresas e órgãos da Prefeitura.

Entre os expositores e participantes dos pitches estão as startups curitibanas HydroBytes Tecnhologies, que torna “inteligente” os postes de iluminação pública; e a Favo Tecnologia, que desenvolveu hortas verticais para pequenos espaços com auto irrigação via aplicativo de smartphone.

A empresa Prevention, também da capital, irá expor o Adam Robô, que faz o pré-diagnóstico de doenças oculares e até a pequena montadora paranaense Hitech Electric estará apresentando seus carros elétricos urbanos no Smart Plaza Vale do Pinhão.

Outra atração será a Curitiba do Futuro, uma área de realidade estendida, que une as realidades virtual e ampliada, com interação de visão, audição e tato. No espaço futurista, criado pela startup curitibana Beenoculus, especializada em realidade virtual na educação, os visitantes serão convidados a usar óculos especiais, controles intuitivos e um computador em forma de mochila para vivenciar como seria acordar na capital daqui a 60 anos, em uma casa totalmente conectada, inclusive, com a Prefeitura.

Ecossistema

“Durante os dois dias do Smart City, estaremos mostrando que o Vale do Pinhão é uma rede fomentada pela Prefeitura e formada por empreendedores, startups, universidades, poder público, grandes empresas e o terceiro setor, que está atuando em conjunto para fortalecer o desenvolvimento sustentável na capital”, destaca Frederico Lacerda, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, órgão ligado à Prefeitura responsável pelo espaço no evento.

Segundo ele, serão expostas no Smart Plaza Vale do Pinhão as ações integradas do ecossistema para o incentivo à tecnologia, de revitalização de regiões com emprego e renda, de criação de startups, de educação conectada à cultura da inovação e da gestão pública voltada à eficiência dos serviços. Serão apresentadas iniciativas inovadoras da Prefeitura, como o Curitiba, Cidade das Startups, programa criado pela Agência Curitiba para capacitar e promover conexões entre empreendedores e a rede de inovação da cidade; os Faróis do Saber e Inovação, espaços públicos makers, em que as crianças podem construir protótipos com impressora 3D; o aplicativo Saúde Já, que reduziu as filas para o pré-atendimento médico nas unidades de saúde do município; o Worktiba Barigui, primeiro coworking público do país; e o Centro de Agricultura Urbana, que está sendo implantado em uma área dentro do Vale do Pinhão.

Pallets

A preocupação com a sustentabilidade em Curitiba estará presente, inclusive, na estrutura do espaço do Vale do Pinhão no Smart Ciy Expo. Pallets de pinus e eucalipto reflorestado, que seriam descartados e foram transformados em cadeiras, mesas e bancos para o Worktiba Barigui, primeiro coworking público do Brasil, serão usados como mobiliário do Smart Plaza Vale do Pinhão. “Desenvolvemos móveis de baixo custo, sustentáveis e de alta resistência para equipar espaços públicos e que serão exposto no Smart City Expo”, explica Alexandre Jarschel de Oliveira, presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), responsável pelos coworkings públicos do município (o Worktiba Barigui e o futuro Worktiba São Francisco) e pela capacitação dos servidores, gestão do seguro e dos estágios da Prefeitura, além de incorporar o acompanhamento do plano de governo, marcos e metas.


Saiba mais

Sobre o Vale do Pinhão

Idealizado pelo prefeito Rafael Greca, o Vale do Pinhão é o ecossistema de inovação de Curitiba e região. A rede, formada por empreendedores, startups, poder público, universidades, investidores, grandes empresas e o terceiro setor, atua em conjunto para fortalecer o desenvolvimento sustentável e de negócios inovadores da capital. Desde o ano passado, a Prefeitura, através da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, vem estimulando o Vale do Pinhão.

A sede do Vale do Pinhão é o Engenho da Inovação, no bairro do Rebouças, que se transformou em um moderno espaço para estimular a inovação e a criação de novas empresas, através de uma agenda ativa e qualificada de ações que fomentam o networking e a qualificação profissional.

Confira toda a programação de eventos e como se inscrever no programa para startups no site www.valedopinhao.agenciacuritiba.com.br.

 

Sobre o Smart City Expo Curitiba 2018

É o evento de cidades inteligentes do Smart City Expo World Congress, chancelado pela Fira Barcelona, que ocorrerá em 28 de fevereiro e 1º de março, no Expo Renault Barigui. Foi trazido e está sendo organizado pela iCities, empresa pioneira no Brasil na temática de Cidades Inteligentes.

O Smart City Expo Curitiba, que deve receber cerca de cinco mil participantes, será dividido em quatro temas: Tecnologia Disruptiva (que quebra padrões), Governança, Inovação Digital e Cidades Sustentáveis do Futuro. O evento, que pela primeira vez ocorrerá em uma cidade brasileira, tem o apoio da Prefeitura de Curitiba.

Mais informações no www.smartcityexpocuritiba.com.

** Com Prefeitura Municipal de Curitiba

DEIXE UMA RESPOSTA