Um dentista e pistoleiro chamado ‘Doc Holliday’ …

0
3152
Lá pela segunda metade do século dezenove, numa pequena cidade do interior dos Estados Unidos, havia um dentista chamado Doc Holliday.
Além de exercer a sua profissão durante o dia, Doc gostava de usar uma arma de fogo, de tomar um trago e passar as noites jogando cartas num saloon da cidade.
Como dormia pouco, bebia e fumava muito, Doc acabou ficando tuberculoso. Mesmo assim, amanhecia jogando, bebendo e ouvindo música.
Certa vez chegaram a essa cidade o Delegado aposentado Wyatt Earp e seus irmãos, também delegados, com a intenção de comprarem um pedaço de terra e se estabelecerem no lugar, todos juntos, com suas famílias.
A cidade se chamava Tombstone.
Ao se reencontrarem, Wyatt ficou muito contente de rever o seu amigo Doc, a quem já conhecia de outros lugares, como pistoleiro do bem, justiceiro e colaborador da lei.
Mas os irmãos de Earp não viam Doc com bons olhos por sua fama de borracho e jogador e de se tornar perigoso com uma arma na mão.
E eis que chega nesse meio tempo um bando de foras-da-lei chamados “cow boys”, ex combatentes da guerra da secessão, chefiados pelos temíveis pistoleiros Billy e seu companheiro Ringo.
A partir daí começa uma série de incidentes e provocações e a cidade se torna tumultuada. Até que Wyatt Earp resolve recolocar sua insígnia de delegado federal e assumir a delegacia da cidade, baixando uma lei geral de desarmamento, com o apoio de seus irmãos e auxiliares e do seu amigo Doc Holliday.
Mas os pistoleiros continuam com suas incursões e acabam matando pessoas inocentes. Então é que acontece o famoso duelo que ficou conhecido como o “Duelo O.K. Corral”, entre Earp e seus irmãos e mais Doc Holliday contra vários outros pistoleiros, entre eles Ringo e Billy, que saem feridos do duelo e se dispersam refugiando-se nuns matos nos arredores da cidade.
Então um novo duelo é marcado, desta vez entre Ringo e Wyatt Earp, numa clareira de um bosque entre as árvores e à margem de um riacho.
Doc quer ir junto, mas encontra-se enfermo e quase moribundo em virtude da tuberculose e Earp o convence a ficar em repouso, cuidado por sua amante, num quarto de hotel.
Mesmo assim, febril e quase morrendo, quem se apresenta para duelar com Ringo, em lugar do seu amigo Earp, é Doc Holliday, que acaba matando Ringo e seu companheiro Billy, e que por sua vez mais tarde acaba morrendo num quarto de hospital, assistido por seu amigo Wyatt, que lhe mostra um exemplar do livro que escrevera em sua homenagem sob o título “Meu amigo Doc Holliday”.
Este é um resumo do filme Tombstone, baseado em fatos verídicos, que revi faz pouco e que recomendo, aos aficionados de filmes de faroeste.

DEIXE UMA RESPOSTA