Linha Turismo dobra número de ônibus durante o período de férias

0
673
A Linha Turismo teve 108.879 embarques somente nos feriados prolongados de 2017. Foto: Luiz Costa/SMCS

Nas férias, a Linha Turismo da Prefeitura circula de domingo a domingo com o dobro de ônibus para atender a grande procura pelo atrativo. Até o Carnaval, a Urbs (Urbanização de Curitiba S/A) coloca 12 ônibus que rodam das 8h45 até as 17h45, horário para o último circuito do dia.

Com mais ônibus, diminui o tempo de espera dos turistas nos pontos de embarque e desembarque da linha, de 30 minutos para aproximadamente 15 minutos. Fora de férias e de feriados, a linha funciona de terça-feira a domingo, com seis ônibus circulando das 9h às 17h30.

Nesta época do ano o número de passageiros chega até a triplicar em relação a outros períodos. Em janeiro de 2017 a Linha Turismo transportou cerca de 90 mil passageiros, de acordo com levantamento da Urbs. Em março do mesmo ano, foram 25 mil passageiros que usaram o serviço da Linha Turismo.

De acordo com Deivis de Freitas, técnico da Unidade de Programação Operacional da Urbs, os pontos com mais paradas de turistas são Torre Panorâmica, Museu Oscar Niemeyer, Jardim Botânico e o Parque Tanguá. “Estes são os pontos onde os passageiros mais descem, mas na hora do almoço, por exemplo, os pontos do Mercado Municipal e de Santa Felicidade costumam ter muita procura também”, disse.

Os outros atrativos com mais descidas são Memorial Ucraniano, no Parque Tingui, e a Pedreira Paulo Leminski. É importante lembrar que diversos pontos turísticos não abrem às segundas-feiras, como todos os museus e memoriais. A exceção é a Ópera de Arame, que abrirá às segundas somente durante o mês de janeiro.

Linha Turismo

A Linha Turismo é uma linha de ônibus especial que circula nos principais pontos turísticos de Curitiba. Com ela, é possível conhecer os parques, praças e atrações da cidade. Considerada uma das melhores do país, a Linha Turismo percorre aproximadamente 45 km em cerca de três horas.

O valor atual do passe é de R$ 45 e permite um embarque e mais quatro reembarques. Os tickets podem ser entregues para o motorista do ônibus, o que permite ao visitante descer nos pontos em que preferir e embarcar no próximo ônibus.

O roteiro começa na Praça Tiradentes, mas é possível iniciar o trajeto em qualquer um dos pontos do trajeto.

Serviço

Ponto inicial na Praça Tiradentes.

Horário de operação da linha: das 8h45 às 17h45, a cada 15 minutos (nas férias)

As cartelas com os tíquetes podem ser adquiridas nos ônibus em qualquer ponto de embarque, ou na Urbs – Rodoferroviária – Bloco Central (Avenida Presidente Affonso Camargo, 330, Jardim Botânico. Horário de atendimento: das 12h30 às 18h30 em dias úteis.

Crianças até 5 anos não pagam a tarifa.

Somente os ônibus identificados com “adesivo Bicicleta” fixado na porta traseira têm possibilidade de transporte de bicicleta ou carrinho de bebê.

Pontos turísticos

Praça Tiradentes

Rua das Flores

Rua 24 Horas

Museu Ferroviário

Teatro Paiol

Jardim Botânico

Rodoferroviária / Mercado Municipal/Teatro Guaíra

Universidade Federal do Paraná/Paço da Liberdade

Memorial Árabe/Passeio Público

Centro Cívico

Museu Oscar Niemeyer

Bosque do Papa/Memorial Polonês

Bosque Alemão

Universidade Livre do Meio Ambiente

Parque São Lourenço

Ópera de Arame/Pedreira Paulo Leminski

Parque Tanguá

Parque Tingui

Memorial Ucraniano

Portal Italiano

Santa Felicidade

Parque Barigui

Torre Panorâmica

Setor Histórico

 

** Com Prefeitura Municipal de Curitiba

DEIXE UMA RESPOSTA