Startup do Vale do Pinhão está entre as mais inovadoras do Brasil

0
648
Assim com o grande parte das invenções, o que era problema para o empreendedor e engenheiro elétrico Rafael virou uma solução e um negócio em franca expansão. Na imagem, o proprietário Rafael. Curitiba, 25/10/2017 Foto Luiz Costa/SMCS

Assim com o grande parte das invenções, o que era problema para o empreendedor e engenheiro elétrico Rafael virou uma solução e um negócio em franca expansão. A dificuldade de manter uma rotina de cuidado com a alimentação do seu cão de estimação com a rotina de trabalho originou um aplicativo conectado a um comedouro inteligente. O sistema é simples, o comedouro é carregado com até 3 quilos de ração e conectado sem fio a rede wi-fi onde está instalado e de acordo com os horários pré-programados no aplicativo de smartphone a comida é liberada. Também há a possibilidade de liberação do alimento fora dos horários, apertando um botão de liberação dentro do aplicativo.

A ideia surgiu em 2014 quando a primeira unidade foi criada, de lá pra cá já foram comercializados 300 unidades do produto. Entre os detalhes pensados pelo empreendedor e seus dois sócios, está a atenção com os materiais utilizados. “Desde o material que é feito, específico para alimentos, atóxico e com alta resistência para uso com animais, até os componentes eletrônicos de primeira linha, tudo foi pensado para a devida utilização e segurança para os animais”, comenta Rafael. A PlayPet está instalada na incubadora da Federação das Indústrias do Paraná FIEP, na região do Vale do Pinhão no Prado Velho e também participa do programa “Curitiba, cidade das Startups” da Prefeitura de Curitiba, que visa mapear, apoiar e promover ações segmentadas para cada ramo de trabalho e atuação de empresas inovadoras de Curitiba, região metropolitana e de todo o Brasil..

O projeto já evolui e novos acessórios estão sendo incorporados ao comedouro, como a câmera de monitoramento, que possibilita o dono monitorar seu pet e o ambiente que ele está, com funções e acesso as imagens no mesmo aplicativo e um bebedouro inteligente, com medidor digital de nível de água para controle da hidratação do animal.

6 mil unidades

A startup foi escolhida na última semana como uma das 50 startups mais inovadoras do Brasil pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), entidade vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, a PlayPet terá o aporte de 1 milhão de reais para desenvolver a empresa e alcançar a desafiadora meta de honrar os 6 mil comedouros que que planejam produzir e revender em grandes distribuidores e pet shops ao longo do ano de 2018.  Para saber mais da startup PlayPet basta acessar o site: www.playpet.io

** Com Prefeitura Municipal de Curitiba

DEIXE UMA RESPOSTA