Curso de gastronomia ajuda pessoas em situação de vulnerabilidade social

0
764
Alunos do projeto Gastronomia Sustentável, promovido pela Electrolux, e que tem a FAS como um dos parceiros. As aulas acontecem em uma cozinha instalada na fábrica da empresa e entre os professores estão 11 renomados chefs de cozinha de Curitiba. Curitiba, 25/10/2017 - Foto: Ricardo Marajó / FAS

Desempregada há três anos, Angelita de Abreu do Nascimento, 46 anos, estava com depressão e sem nenhuma renda quando foi convidada pela equipe da Fundação de Ação Social (FAS) para participar de um curso de gastronomia.

As aulas começaram em setembro e com os conhecimentos que já adquiriu ela produz em casa pão, risoto e maionese para vender na região onde mora. O dinheiro complementa as despesas da casa.

Juntamente com outras 19 pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social na Cidade Industrial de Curitiba, Angelita faz parte do projeto Gastronomia Sustentável, promovido pela Electrolux e que tem a FAS como um dos parceiros. As aulas acontecem em uma cozinha instalada na fábrica da empresa. Entre os professores estão 11 renomados chefs de cozinha de Curitiba.

“É maravilhoso poder socializar e se integrar a um grupo novamente, o curso foi uma injeção de ânimo para mim”, conta Angelita. “Arrumei uma forma de ganhar dinheiro e ainda enfrentar a doença [depressão].”

Marta de Jesus Francisco Nogueira, 50 anos, também é uma das alunas do curso. Depois de 20 anos fora do mercado de trabalho, tempo que se dedicou exclusivamente aos cuidados do filho que é autista, ela sonha agora com um novo emprego. “Trabalhei numa pizzaria antes de engravidar e agora que meu filho está mais independente posso voltar ao mercado”, diz. Os sonhos de Angelita para o futuro não param por aí. “No início, posso ser funcionária, mas mais tarde, quem sabe, dona do meu próprio negócio.”

Qualificação
Os participantes do curso de gastronomia foram indicados para o projeto pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) localizados na Cidade Industrial, onde já são acompanhados. Essas unidades fazem parte da rede municipal que atende pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O diretor de Qualificação para o Trabalho da FAS, Fabiano Vilaruel, explica que a Prefeitura acolheu com entusiasmo a possibilidade de participar do projeto com a Electrolux. “Além de estar alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis estabelecidos pela ONU, a proposta pedagógica do curso promove uma evolução muito rápida no comportamento de cada aluno. São pessoas com potenciais adormecidos, com muitas habilidades esquecidas, e a dinâmica que envolve uma cozinha, favorece ao desenvolvimento de capacidades que nem mesmo os participantes acreditavam ter”, explica.

O diretor lembra que a capacitação e qualificação das pessoas para o trabalho é uma das propostas do prefeito Rafael Greca.

Formatura
As aulas tiveram início em setembro e a formatura da primeira turma acontecerá no próximo dia 13 de novembro. Ao fim de 12 semanas, o grupo terá concluído aulas teóricas e práticas de panificação, confeitaria e cozinha fria. Na grade há ainda temas relacionados à higiene, comida saudável, sustentabilidade e empreendedorismo. O curso é voltado para o aproveitamento quase total dos alimentos utilizados.

Antes do início do curso, os alunos passaram por uma preparação de três semanas. Inicialmente, eles foram sensibilizados pelos Cras para participar do projeto e quem se interessou pelo curso participou de oficinas do programa Mobiliza, coordenado pela FAS.

Nessa fase, o grupo recebeu informações sobre relacionamento interpessoal, segurança e timidez, autoconhecimento e motivação, concentração e conhecimento, comunicação no ambiente de trabalho, criatividade, inovação e planejamento na busca do primeiro emprego.

Na última semana, foram feitas visitas a restaurantes para que conhecesse a rotina desses estabelecimentos, principalmente a cozinha.

Vilaruel acredita que essa preparação garantiu o sucesso do projeto, que não registrou a desistência de alunos.

Projeto
O Gastronomia Sustentável é um projeto social da Electrolux e está associado ao  BetterFood, um dos compromissos globais da companhia, multinacional sueca fabricante de eletrodomésticos.

O objetivo final é capacitar pessoas, que moram no entorno das fábricas, a partir de habilidades gastronômicas para que elas consigam um emprego nas cozinhas profissionais. Além disso, o projeto visa minimizar o desperdício de alimentos já que, segundo pesquisa, o Brasil perde 40 mil toneladas de alimentos por ano.

A perspectiva é que mais três turmas sejam abertas durante o primeiro semestre de 2018, para atender aproximadamente 60 pessoas desempregadas ou em situação de vulnerabilidade social.

O projeto, desenvolvido também em outras regiões da América Latina, é subsidiado pela Food Foundation, instituição global da Electrolux que apoia iniciativas locais voltadas à sustentabilidade.  Além da FAS, a iniciativa tem como parceiros a Sodexo, o Instituto Stop Hunger e a World Chef.

DEIXE UMA RESPOSTA