Cepac atrai atenção para transporte público de Curitiba nos EUA

0
989

Responsável por boa parte do reconhecimento mundial de Curitiba, o transporte coletivo da capital continua chamando atenção fora do país.

Os desafios desta área suscitaram a maior parte das perguntas em duas apresentações feitas esta semana nos Estados Unidos pelo secretário municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento, Vitor Puppi.

Secretário de Planejamento, Finanças e Orçamento de Curitiba, Vitor Puppi. Curitiba, 20/07/2017. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Durante seminário promovido pelo Lincoln Institute, em Cambridge, ele apresentou o Plano de Recuperação (de ajustes fiscais) implementado neste ano e os Cepacs (Certificados de Adicional de Potencial Construtivo) da Linha Verde.

Convidada, Curitiba foi a única cidade brasileira a fazer exposição no evento, do qual participaram gestores públicos dos 30 maiores municípios norte-americanos e também representantes da América Latina.

O Lincoln Institute é um think tank (centro de estudos de assuntos estratégicos) que atua na área de uso do solo.

A funcionalidade do transporte público é um dos componentes mais relevantes da Linha Verde, que tem na venda dos Cepacs, recém retomada pela Prefeitura, uma fonte de financiamento para as ações necessárias à consolidação nos próximos anos da área de abrangência do projeto.

Trata-se da nova fronteira de desenvolvimento da capital.

O tema despertou interesse, segundo Puppi, tanto que após a participação no encontro (na terça) o secretário foi convidado pelo professor Jerold Kayden a repetir sua palestra também para estudantes da Universidade de Harvard, o que foi feito na quarta-feira.

Ao apresentar o processo de planejamento urbano da capital ao longo dos anos, Puppi destacou o recente reforço na consolidação da participação da população no processo – tanto com as audiências para definição da Lei Orçamentária Anual quanto as voltadas à discussão da Lei de Zoneamento.

Roteiro
Como representante de Curitiba e acompanhado da cônsul-geral do Brasil em Boston, Glivânia Maria de Oliveira, Puppi ainda teve reunião na Prefeitura da cidade com o Alvaro Lima, diretor de pesquisa da Boston Redevelopment Authority (agência municipal ligada ao desenvolvimento de Boston).

Nesta quinta-feira, o secretário visita o Senseable City Lab, do MIT (Massachussets Institute of Technology), uma das mais importantes universidades do mundo. O departamento se dedica à inovação urbana e social por meio da ciência e do design.

 

Clique aqui para acessar a apresentação do secretário, em inglês.

** Com Prefeitura Municipal de Curitiba

DEIXE UMA RESPOSTA