Los caminos se hacen al andar …

0
604
Embora escreva primeiro para mim e depois para os outros, ainda assim creio que devo ter uns quinze ou vinte leitores fiéis e amigos, e outros tantos invisíveis, que lêem e relêem o que escrevo, e graças a eles vai aumentando o número de visitas a cada matéria minha neste site e nas páginas do facebook.
.
Na verdade não escrevo para satisfazer o gosto das pessoas em geral, apesar de toda a consideração e respeito que tenho por elas. Se escrevesse para satisfazer o gosto dos outros e não o meu, certamente teria mais cuidado ao opinar sobre certos assuntos de natureza crítica para não magoar ninguém e não ferir susceptibilidades… Mas, como disse, escrevo para mim mesmo, para tomar consciência do que há nos arquivos do meu inconsciente e sob o impulso do que me vem à cabeça em diversos momentos e circunstâncias. E assim vou abrindo novos ‘caminhos’ no intrincado matagal das idéias e dos fatos.
Acontece que moro nesta maravilhosa fronteira do Brasil com o Uruguai, com vistas e paisagens magníficas, que nos permite cruzar a linha divisória entre os dois países caminhando sem cessar e sem que nos detenham pela continuidade das avenidas internacionais. E quando saio para fazer essa caminhada diária que varia entre 4 a 6 quilômetros e cujo perímetro se estende às vezes pela Calle Sarandi, abrindo caminho por entre a multidão de turistas e compradores até a Av. Presidente Viera, e outras vezes passando em frente ao Shoping Siñeriz e entrando à direita pela Avenida Líbano, entre sítios chácaras e pomares, até as imediações de La Virgencita no ‘kilômetro 5’ , vou pensando em muitas coisas, imaginando assuntos e compondo textos para escrever mais tarde.
Durante essas caminhadas já esquematizei crônicas e mais de um conto, com início, meio e fim. É um belo exercício físico e mental. Por essa razão, sou um péssimo companheiro de caminhada, porque me mantenho calado, observando os arredores e pensando o tempo inteiro.
E isto de certo modo confirma as palavras do poeta espanhol, de que “los caminos … sejam eles quais forem … se hacen al andar. ”

DEIXE UMA RESPOSTA