Prefeitura leva aulas gratuitas de musicalização às crianças dos bairros

0
808
Estão abertas as inscrições para as aulas de musicalização gratuitas do MusicaR, programa do Conservatório de Música Popular Brasileira desenvolvido nos núcleos regionais da cidade para intensificar o desenvolvimento infantojuvenil por meio da música. Foto:Cristiano Oliveira

Estão abertas as inscrições para as aulas de musicalização gratuitas do MusicaR, programa do Conservatório de Música Popular Brasileira desenvolvido nos núcleos regionais da cidade para intensificar o desenvolvimento infantojuvenil por meio da música.

O MusicaR acontece duas vezes por semana durante o contraturno escolar, nas Regionais Cajuru e Tatuquara. As inscrições são gratuitas e abertas para crianças de 7 a 12 anos e adolescentes de 13 a 17 anos, matriculados na rede pública de ensino. Elas podem ser feitas nos núcleos da Fundação Cultural de Curitiba das Regionais Cajuru e Tatuquara (endereços abaixo).

“A ideia do MusicaR é multiplicar os cursos de música pelas regionais e que elas sejam extensões do Conservatório de MPB. Queremos reunir todos os talentos de Curitiba, não desperdiçar nenhum, para que todas as crianças que gostem de música participem. O primeiro é na Rua da Cidadania do Cajuru, mas logo chegaremos a todas as regionais”, diz o prefeito Rafael Greca

As aulas terão práticas de percussão corporal e instrumental, canto coral infantil e juvenil, flauta doce e trabalho de percepção e apreciação musical, construção de instrumentos, solfejo e escrita musical, abordagem de repertório brasileiro e internacional, jogos musicais. Os alunos terão também a perspectiva de encaminhamento a outros estágios de formação musical, como o aprendizado de instrumentos ou técnica vocal.

“Os alunos poderão trabalhar a música de forma integrada com o que há de mais respeitado do ponto de vista da pedagogia da educação musical. Assim, terão os primeiros contatos com a música para depois ter um encaminhamento, sejam para aulas de instrumento, estudos da música ou coro”, explica Marino Galvão Jr, diretor executivo do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac).

Inicialmente os cursos serão implementados nas regionais Cajuru e Tatuquara. Até o final de 2019, deverão chegar a todas as Regionais, explica Roberto Lanza, diretor de Ação Cultural da Fundação Cultural de Curitiba. “Devemos estabelecer uma política de alinhamento entre a Oficina de Música, a programação anual dos nossos espaços culturais da área e as ações contínuas de formação musical na cidade”, afirma Lanza.

O projeto foi elaborado a partir de um plano pedagógico sob a supervisão da professora Ângela Deeke Sasse, da Unespar e PUCPR, com a colaboração da maestrina do coro da Camerata Antiqua de Curitiba, Mara Campos, da professora Cristiane Alexandre, da Escola Paidéia, e dos professores Guilherme Romanelli, da UFPR, e Luís Bourscheidt, do Instituto Federal do Paraná – IFPR.

 

Serviço: Programa MusicaR

Inscrições: até 11 de outubro, no Núcleo Regional da Fundação Cultural nas Regionais Cajuru e Tatuquara

Regional Cajuru – Avenida Prefeito Maurício Fruet, 2.150 – Cajuru, Curitiba

Contato: (41) 3361-2302

Regional Tatuquara – Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/nº, esquina com a Rua Pres. João Goulart – Tatuquara
Contato: (41) 3265-4191

 

Duração: outubro a dezembro de 2017

Horários: das 9h às 11h45 ou das 13h30 às 16h15

** Com Prefeitura Municipal de Curitiba

DEIXE UMA RESPOSTA