Demanda antiga, Boqueirão Fashion Day mobiliza empresários do polo têxtil

0
1363
Iniciativa idealizada pelo prefeito Rafael Greca, o Boqueirão Fashion Day, que será realizado neste sábado (25/8), conta com o apoio direto de cerca de 30 empresários do polo têxtil local, que se concentra principalmente na Rua Bley Zorning e seus arredores. -Na imagem, vista aérea da Rua da Cidadania do Boqueirão. Curitiba, 25/08/2017 Foto:Guilherme Luchina/SMCS

Iniciativa idealizada pelo prefeito Rafael Greca, o Boqueirão Fashion Day, que será realizado neste sábado (26/8), conta com o apoio direto de cerca de 30 empresários do polo têxtil local, que se concentra principalmente na Rua Bley Zorning e seus arredores.

O polo reúne lojas e distribuidoras de tecido e roupas prontas, aviamento e maquinário, malharias e tecelagens, estamparias. Os empresários fazem parte de um universo econômico dos mais relevantes da cidade – o Boqueirão é o bairro com o terceiro maior número de empresas da capital; são 11.112 nos setores da indústria, comércio e serviços, segundo levantamento do Ippuc.

Todos os insumos das roupas que serão mostradas durante o desfile (no estilo cruise) de 42 modelos, por exemplo, foram cedidas por empresas da região. Além da apresentação de moda, o evento na Rua da Cidadania terá palestra e workshop sobre o negócio da moda.

Apesar da relevância e do peso econômico da região, iniciativas para estimular e atrair mais atenção ao setor são uma demanda antiga dos empresários. O Boqueirão Fashion Day, portanto, vem em boa hora, dizem eles.

“É ótimo para a divulgação”, avalia o comerciante João de Souza, cuja loja doou tecidos. Atuando há 28 anos no bairro, ele diz que é a primeira vez que vê um evento do gênero por ali.

José Antônio de Souza, por sua vez, ainda lembra a importância de uma boa exposição dos tempos que mantinha uma loja na Rua XV de Novembro, onde, segundo ele, a visibilidade era maior. “Na região central, jornalistas sempre pediam entrevistas”, afirma.

Há dez anos no Boqueirão, Souza destaca as vantagens de um polo que atrai gente “de todo o Paraná”, de acordo com ele. “Há uma variedade muito grande de lojas, e os preços compensam”, assegura.

O movimento estimulou moradores locais a investir no setor. É o caso da dona de loja Luciana Leal. Ela conta que resolveu abrir um comércio por causa do fluxo de compradores numa região onde já era moradora.

Neste sábado, a Rua da Cidadania vai dar uma boa mostra do potencial da região. “Será um evento bem contemporâneo”, diz o administrador regional e coordenador do evento, Ricardo Dias

Serviço
BOQUEIRÃO FASHION DAY
Rua da Cidadania do Boqueirão
Av. Mal. Floriano Peixoto, 8.430.

26 de agosto, sábado.

15h30 – Abertura.
16h – Palestra Centro Europeu
Vitrinismo Visual da Loja, com Elaine Piovezan.
17h – Workhop com Agência Curitiba e AAD Design de Moda
Confecção e o Novo Negócio da Moda, com Aline Andreazza Bussi (designer e especialista em gestão estratégica de moda) e Henrique Cabral (consultor de economia criativa).
18h – Desfile.

*Com Prefeitura Municipal de Curitiba

DEIXE UMA RESPOSTA