Em Santiago, Curitiba é eleita a primeira Fab City brasileira

0
834
Curitiba foi eleita na última semana, em Santiago, no Chile, a primeira Fab City do Brasil. Ser Fab City é pertencer a um novo modelo urbano que prestigie, ao mesmo tempo, a produção local e as conexões globais entre cidades auto-suficientes. Foto: Divulgação

Curitiba foi eleita na última semana, em Santiago, no Chile, a primeira Fab City do Brasil pelo Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunha, Centro MIT para Bits e Átomos e a Fundação Fab, instituições que formam o Grupo Fab City. Ser Fab City é pertencer a um novo modelo urbano que prestigie o desenvolvimento da produção local para transformar as cidade em autossuficiente e conectada. Barcelona (Espanha), Boston e Detroit (Estados Unidos), Cambridge (Inglaterra), Amsterdam (Holanda), Paris (França) e Santiago (Chile) já são Fab Cities.

A Fab City é um projeto global lançado em 2011 para desenvolver cidades auto-suficientes localmente produtivas e globalmente conectadas. É um projeto de formato descentralizado e aberto com ações propostas para que as cidades se tornem auto-suficientes até 2054, conseguindo produzir 50% da energia, dos alimentos e dos produtos que consome, além de gerar relevante tecnologia para os cidadãos.

“Ser uma Fab City é mais um importante passo que Curitiba dá na área da inovação. Essa conquista é mérito do Vale do Pinhão e da visão de futuro do prefeito Rafael Greca e em breve se desdobrará em várias ações e projetos para Curitiba”, comentou Frederico Lacerda, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento.

DEIXE UMA RESPOSTA