Dificuldades dos canhotos

0
788

DIFICULDADES DO CANHOTO

Por experiência própria, conheço as dificuldades que a pessoa canhota enfrenta ao longo da vida. Comigo, as atrapalhações começaram quando a professora iniciou o processo de minha alfabetização. Naquele tempo, era corriqueiro exigir da criança que escrevesse com a mão direita. Ora, se eu tinha a força motora na outra mão, como poderiam esperar que eu fosse capaz de desenhar as letras do alfabeto de forma visivelmente aceitável?

É claro que desde os primeiros tempos, os meus rabiscos foram insuportáveis até para mim, pois eu não conseguia ler corretamente o que havia escrito no dia anterior. Queriam que eu melhorasse a escrita a qualquer preço, pensavam que a péssima caligrafia se devia à minha desatenção e desinteresse pelos estudos e o retorno disso tudo eram as reprimendas que recebia.

Com o passar dos anos e já crescidinho, a minha deficiência de escrita instigou-me a começar a dedilhar a máquina de escrever. Descobri que ela seria a minha salvação e possibilitaria que eu escrevesse para que todos entendessem, o que muito me ajudou durante o período de formação.

A saga dos canhotos foi muito triste e tiveram de enfrentar muitos martírios ao longo dos séculos passados. A Inquisição, que foi o movimento de repressão da Igreja Romana, vigorando desde o século 13 até o 18, perseguia e levava à fogueira os não cristãos e também os canhotos, porque naquela época se dizia que o canhoto nascia possuído pelo demônio.

Esta tradição se fundamentava nos textos bíblicos que faziam referência a que Jesus “está sentando a mão direita de Deus Pai todo poderoso”; sendo assim, o lado esquerdo era do Satanaz. Até hoje a palavra canhoto é usada como sinônimo de diabo no interior brasileiro.

Mesmo não havendo mais a Inquisição, o canhoto continua condenado a enfrentar grandes dificuldades no seu dia-a-dia. Até hoje não conheço relógio para canhoto, muito menos tesoura, abridor de latas e outros utensílios deste jaez. Não faz muitos anos que as escolas passaram a adotar cadeiras para canhotos e mesmo assim o número delas não é muito grande. Imaginem o embaraço deles na hora de disputar um assento com os demais concorrentes na sala onde irão prestar a prova para um concurso.

O que mitiga a triste sina do sinistromano são as indicações científicas de que os canhotos correspondem a 10% da população mundial e que eles podem ter uma inteligência mais arguta do que os destros, porque conseguem obter as reações de ambos os lados do cérebro com mais rapidez e desenvoltura.

Não é por acaso que Leonardo Da Vinci, Michelângelo Buonarroti, Charles Chaplin, Albert Einstein, Napoleão Bonaparte, Isaac Newton, Benjamin Franklin e uma infinidade de astros e estrelas das mais diversas artes, esportistas e políticos como Barack Obama, dos Estados Unidos e Hugo Chávez, da Venezuela pertencem a este grupo.

Apesar da nominata de tantas personalidades importantes ao redor do mundo que foram ou são canhotas, a verdade é que esta minoria continua sendo discriminada e isto se deve a que nunca se uniram como fizeram outros grupos que se constituiram em corporações salientes, como é o caso dos homosexuais, cujo contingente também não é superior a 10% da Humanidade, porém sabem explorar convenientemente certas posições pelo barulho que fazem.

*Renato Levy é advogado em Santana do Livramento/RS

DEIXE UMA RESPOSTA