Os Países do Norte …

0
301

Aquela cabeça de ovelha que aparece lá em cima, no mapa do norte europeu, a parte continental é representada pela Noruega, Suécia e Finlândia e a nuca é parte do território da Russia.

Noruega, Suécia e Finlândia , mais as ilhas da Dinamarca, Islândia e Groenlândia são os chamados países escandinavos, com seu clima, sua história, sua geografia, seus regimes políticos, sua vida social, seus usos e costumes bastante característicos e diferentes dos nossos.

Lá a duração dos dias e das noites varia muito, com períodos solares ou noturnos mais ou menos longos de acordo com a época do ano; o clima é predominantemente frio com temperaturas em algumas regiões abaixo de zero e variando de zero a quinze graus na época mais quente do ano

E praticamente não existe corrupção nem criminalidade. Os políticos são cidadãos honestos, responsáveis e cumpridores dos seus deveres para com o país e a sociedade, e atuam para o bem comum, em igualdade de condições, onde estão incluídas suas próprias famílias.

Lá os poderes funcionam em harmonia e realmente emanam do povo.

Assim como na Suiça, que é, daqueles, um país ao sul bem distante e geograficamente isolado, a sociedade participa ativamente da vida política e administrativa através de consultas ou referendos, interagindo, através de sugestões, com a elaboração, aprovação, emendas ou revogação das próprias leis, se for o caso, através da fiscalização ou de possíveis intervenções nos atos do poder público.

Levando em conta suas características geográficas e climáticas de fim de mundo para nós e de início de mundo para eles, são países que apesar de não possuírem as vantagens sócio-ambientais e as praias maravilhosas dos países tropicais, apresentam uma qualidade de vida econômica e social muito mais saudável e desejável do que a nossa.

São países que um dia, se eu tivesse dinheiro, gostaria de visitar.

DEIXE UMA RESPOSTA